Montagem e Sangrias

Paginas

Para se reduzir custos e diminuir o tempo de impressão normalmente são montadas varias folhas ao mesmo tempo, cada maquina offset tem sua limitação tanto de tamanho (área de tinta) como pinça (espaço reservado onde é puxada a folha), por isso é tão importante que a montagem do arquivo seja personalizada para cada arquivo e para cada cliente.

Um dos erros mais comuns é a ajustar a pagina ao tamanho da folha que vai ser impressa, e colocar a arte dentro dela fazendo com que registros e linhas de corte não sejam impressas, pois o programa automaticamente coloca para fora dela.

Sangrias

Outro erro comum é não configurar um pequeno avanço da arte para fora da pagina, esta que é conhecida como “sangria”, ela é importante, pois existe uma variação na hora que se é refilado (cortado) a pagina depois de impresso para se retirar as escalas de cor, marcas de registro e de densidade, esta variação normalmente não passa de 3 a 5 mm e por este mesmo motivo os textos e objetos importantes da arte não devem ficar menos que 5 mm da borda.

blog-imagem-montagem2

Montagem

Para que o programa possa fazer montagens é fundamental que a pagina esteja no tamanho final e que não existam nenhuma marca na arte (registro, corte densidade…) que sejam feitos manualmente, pois no caso de pdfx é inserida a informação do tamanho real da pagina e da sangria para que programas de imposição automaticamente reconheçam e se ajustem a elas.

Boneca da montagem

Para facilitar o entendimento e se colocar visualmente como será esta montagem, existe uma maneira muito pratica que tanto serve para arquivos fechados (.pdf) como para abertos (.ai .cdr ) é se utilizar uma pequena boneca (mockup) utilizando linhas e quadrados e números de paginas, setas são utilizadas para mostrar para que lado esta a “cabeça” (topo) que logicamente esta inverso ao “pé” (base) da arte, também se é utilizado uma indicação se é corte seco (sem espaço) ou corte duplo (com espaço) que pode variar entre 2 a 5mm mas nada impede de ser com outras medidas.

Estas “bonecas” podem ser inseridas do lado de fora da pagina do arquivo aberto (.cdr .ai) ou em uma imagem (.jpg) no caso de arquivos fechados (.pdf) e obrigatoriamente a indicação da pagina deverá seguir a ordem do pdf (nunca utilizar a numeração da arte, pois podem não ser a mesma do arquivo).

No exemplo abaixo seria utilizado o conhecido “pé com pé” porque a pagina 2 do documento seria invertida fazendo com que as duas bases ficassem juntas, apenas separadas por um corte duplo de 5mm na horizontal e na vertical.

blog-imagem-montagem3

Importante:

Sempre utilizar a numeração do documento e não da arte.
A montagem deverá acompanhar a mesma orientação da arte.
O impositor do Corel tem a limitação de apenas fazer pé com pé ou cabeça com cabeça, para que se obtenha o mesmo resultado de outra forma, é necessário que se altere a disposição da arte.
Paginas de tamanhos diferentes acarretam erros em marcas de corte.